A iDE – International Development Enterprises é uma organização global de desenvolvimento que promove abordagens baseadas em sistemas de mercado e soluções práticas nos sectores da agricultura, água, saneamento e higiene (WASH), empreendedorismo rural e geração de renda, com forte enfoque na inclusão econômica de mulheres e jovens. A iDE trabalha tanto com famílias economicamente desfavorecidas como com microempreendedores rurais, apoiando o desenvolvimento de actividades produtivas sustentáveis, o acesso a mercados e a melhoria da segurança alimentar e nutricional.
Presente em 12 países, a iDE iniciou as suas operações em Moçambique em janeiro de 2010, implementando intervenções integradas ao longo das cadeias de valor agrícolas e alimentares, com foco no aumento da produtividade, do rendimento e da resiliência climática. A organização combina inovação técnica, extensão prática, desenvolvimento de capacidades empreendedoras e promoção de boas práticas nutricionais, com especial atenção a contextos frágeis e afetados por choques climáticos e conflitos.
SOBRE O PROJECTO ERRI
O Emergency Rebuilding and Resiliency Initiative (ERRI) é uma intervenção de resposta e recuperação em contexto de emergência, implementada pela iDE no distrito de Mecufi, província de Cabo Delgado, dirigida a comunidades vulneráveis e famílias deslocadas internas afetadas por conflitos armados e eventos climáticos extremos. O projeto combina ações de restabelecimento de meios de subsistência, segurança alimentar, nutrição e WASH, com o objetivo de reforçar a resiliência comunitária e manter o acesso ao saneamento em contextos frágeis.
No âmbito do Programa ERRI, a iDE Moçambique pretende recrutar 2 Oficiais de campo – agrónomos, que estarão baseados nas comunidades, trabalhando diretamente com famílias beneficiárias no apoio à produção alimentar, promoção de boas práticas agrícolas, nutricionais e de higiene doméstica, bem como no desenvolvimento de atividades de geração de renda de pequena escala. Os Oficiais Agrónomos irão planear, implementar e supervisionar atividades de campo, trabalhando em estreita coordenação com estagiários, técnicos de campo e extensionistas da iDE, assegurando a facilitação de sessões práticas, recolha sistemática de dados e acompanhamento contínuo das famílias. Esta posição desempenha um papel fundamental na implementação do projeto, contribuindo diretamente para a recuperação, resiliência e estabilização das comunidades em situação de elevada vulnerabilidade.
RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS
- Produção Agrícola e Horticultura
- Estabelecer e gerir a montagem de centros de horticultura e viveiros, assegurando a preparação do solo, a sementeira adequada e a gestão eficiente da rega.
- Realizar campos de demonstração sobre o modelo Pfumvudza e técnicas de agricultura regenerativa (compostagem e pesticidas orgânicos).
- Distribuir Insumos e Coordenar a entrega e o registo de sementes e ferramentas, garantindo que cheguem aos beneficiários mais vulneráveis.
- Fornecer assistência técnica aos beneficiários, incluindo plano de produção, uso de insumos e tecnologias agrícolas, adoção e boas práticas agrícolas;
- Identificar e analisar as necessidades agrícolas, tecnológicas e de agronegócio da área, monitorar as atividades do projeto, recolher dados, elaborar relatórios e propor ações concretas para responder às necessidades identificadas.
- Distribuição e Multiplicação Animal
- Garantir a distribuição efetiva de pequenos animais a 1.000 famílias vulneráveis.
- Realizar visitas de acompanhamento para verificar o estado de saúde dos animais e reportar necessidades ou tratamento.
- Capacitar os beneficiários em maneio básico animal, incluindo alimentação, higiene, alojamento, vacinação e prevenção de doenças.
- Manter registos actualizados de distribuição, reprodução, mortalidade, tratamentos e contribuir para relatórios técnicos mensais.
- Gestão de Dados, Relatórios e Apoio à Coordenação
- Apoiar ativamente na obtenção de dados brutos (número de plantas, peso da colheita, nascimentos de animais) e inserção em sistemas digitais (ex: Kobo).
- Colaborar na redação de relatórios semanais e mensais, consolidando a informação recolhida no terreno para o Coordenador do Projeto.
- Apoiar a Coordenação: Prestar apoio directo ao Coordenador do Projeto em qualquer tarefa administrativa ou logística necessária para o bom funcionamento do escritório e do campo.
- Gestão e Implementação
- Contribuir na planificação e realização das actividades de campo no distrito;
- Reportar ao coordenador os sucessos e os problemas encontrados na implementação das atividades do projeto;
- Desenvolver e gerir a rede de parcerias, na sua região de trabalho, em linha com as normas e objetivos estratégicos da organização.
- Realizar funções consentâneas com o cargo de modo que se garanta a implementação efetiva do projeto.
Requirements
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS OU PROFISSIONAIS PRETENDIDAS:
- Licenciatura em Ciências Agrárias, Agronomia ou diploma do Instituto Agrário completo;
- Mínimo de 5 anos de experiência (para os candidatos de nível médio) e 3 anos de experiência (para os candidatos de nível superior);
- Experiência na produção de cereais, leguminosas, oleaginosas e hortícolas;
- Experiência no uso e manuseamento de insumos agrícolas e equipamentos;
- Conhecimento atualizado de técnicas e tecnologias agrárias;
- Possuir carta de condução de motorizada categoria A;
- Vontade de trabalhar e residir em campo;
- Experiência de trabalho em ambiente multicultural e capacidade de trabalhar sob pressão;
- Conhecimento das línguas locais (Macua, Kimwani, Maconde, Kiswahili) constitui uma vantagem.
- Capacidade de trabalhar com autonomia e responsabilidade;
- Orientado para resultados, dinamismo, integridade e ética.
- Nacionalidade moçambicana.
Os candidatos interessados devem submeter as candidaturas através do seguinte link: https://apply.workable.com/ide-global/j/9CD9F2C541/
