1. CONTEXTO
Ipas Moçambique é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, a operar em Moçambique desde 2017, com sede em Maputo e escritórios provinciais em Nampula, Zambézia, Niassa e Cabo Delgado, onde desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde actividades que visam expandir o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, aborto Seguro e VBG através da melhoria do ambiente de acesso aos serviços, fortalecimento dos sistemas de saúde, gerar e disseminar novos conhecimentos e fortalecimento das redes de apoio social para as mulheres e raparigas em idade reprodutiva.
No âmbito da implementação das actividades, pretende recrutar e contractar imediatamente, dois/duas (2) Oficiais de Engajamento Comunitário para Saúde Sexual e Reprodutiva e VGB para Província de Nampula, distritos de Nacala-Porto e Ribaué, para apoiar na planificação e execução de atividades de envolvimento comunitário, com enfoque para adolescentes, jovens e líderes locais, promovendo o acesso a informações e serviços de saúde sexual e reprodutiva.
2. DEVERES E RESPONSABILIDADES
Baseado(a) a nível do distrito de implementação, sob supervisão do(a) Assessor(a) de Engajamento comunitário a nível da província, o(a) Oficial de Engajamento Comunitário para Saúde Sexual e Reprodutiva e VBG irá desenvolver as seguintes tarefas e responsabilidades:
• Implementar atividades de sensibilização e mobilização comunitária, promovendo o acesso à Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR), Planeamento Familiar, cuidados pós-VBG e outros serviços relacionados.
• Coordenar e Colaborar com parceiros locais, incluindo líderes comunitários e organizações comunitária de base (OCBs), na execução de estratégias de envolvimento comunitário.
• Apoiar a recolha de dados relacionados às atividades comunitárias, garantindo a monitoria de indicadores e contribuindo para relatórios periódicos.
• Organizar e apoiar a logística de eventos, workshops e capacitações destinadas às comunidades.
• Facilitar a disseminação de ferramentas e materiais informativos sobre SSR, contracepção e direitos reprodutivos, assegurando a sua adaptação ao contexto local.
• Manter um relacionamento contínuo e colaborativo com os stakeholders comunitários, promovendo um diálogo constante sobre as necessidades e desafios enfrentados.
• Executar outras tarefas que contribuam para o alcance dos objetivos da área de envolvimento comunitário, conforme solicitado pela supervisão direta.
3. COMPETÊNCIAS E EXPERIÊNCIA REQUERIDA
• Nível superior em Ciências Sociais, Saúde Pública, ou áreas relacionadas.
• Experiência relevante na implementação das actividades de engajamento comunitário ou mobilização social.
• Familiaridade com o contexto das comunidades locais nas provincias que se candidata na área de atuação.
• Habilidade para trabalhar em equipes multiculturais e em parceria com stakeholders comunitários.
• Proficiência no uso de ferramentas de Microsoft Office.
• Fluência em Português; o conhecimento de línguas locais será uma vantagem.
4. CANDIDATURA
Os interessados devem submeter as propostas em documentos separados ou únicos, em formato PDF, até dia 18 de Julho de 2025 as 17:59h, na plataforma de candidatura online. Documentos a apresentar:
1. Carta de manifestação de interesse;
2. Curriculum Vitae (Incluir 3 referências profissionais);
3. Certificados de Trabalho;
5. NOTA
O IPAS está fortemente empenhado em proporcionar um ambiente de trabalho livre de todas as formas de assédio, discriminação e desigualdade. Recrutamos, empregamos, treinamos, promovemos e compensamos o nosso pessoal independentemente de raça, idade, sexo, religião, origem nacional, cor, credo, ancestralidade, cidadania, estado civil, estatuto de veterano, serviço militar, deficiência, informação genética, identidade de género, expressão de género, estado transgénero, orientação sexual, ou qualquer outra característica pessoal protegida por lei ou delineada pela política de Ipas.
No Ipas as vagas não se pagam e são estritamente observados os princípios de ética, integridade e transparência. O Ipas recomenda e encoraja a denúncia imediata de quaisquer actos contrários a estes princípios às autoridades competentes e/ou através dos canais internos de denúncias pelo website http://ipas.ethicspoint.com ou pelo endereço electrónico: ethics@ipas.org.
Os candidatos interessados devem submeter as candidaturas através do seguinte link: https://ipas.wd5.myworkdayjobs.com/en-US/Ipas/job/Mozambique-Nampula/Oficial-de-Engajamento-Comunitrio_R1190