TERMOS DE REFERÊNCIA
PROJECTO EU SOU CAPAZ
Posição: ESPECIALISTA DE CAPACITAÇÃO
Reporta: Líder de Equipa
Local de Trabalho: NIASSA
Tipo de posição: INTEIRO
RESUMO: A Associação Nacional para o Desenvolvimento Auto-sustentado (ANDA), uma Organização Nacional não Governamental está a procurar um(a) Especialista de Capacitação no âmbito do Projecto EU SOU CAPAZ do Programa regional EAGER – East Africa Girls’ Empowerment and Resilience, implementado pelo Governo de Moçambique, através do Instituto Nacional da Juventude (INJ) sob a supervisão do Ministério da Juventude e Desportos. Esta iniciativa, financiada pelo Banco Mundial, visa aumentar o nível de escolaridade e os rendimentos das raparigas e das mulheres, e reforçar a capacidade institucional para implementar políticas de igualdade de género.
A ANDA neste projecto, com duração de 48 meses, será responsável pela implementação do programa a nível comunitário e em particular, será responsável (i) pela implementação completa da Espaços Seguros EU SOU CAPAZ componente; (ii) pela sensibilização da comunidade e apoio à distribuição de incentivos em espécie na componente Manter as Raparigas na Escola.
O(a) Especialista de Capacitação, baseado em Lichinga, Província da Niassa, será responsável pela concepção, adaptação de todos os materiais de treinamento, implementação e avaliações de desempenho a serem conduzidos pelo projecto ao nível da província. A conclusão da selecção do/a candidato/a estará dependente da aprovação da Proposta Técnica da ANDA pelo INJ e Banco Mundial.
Responsabilidades especificas
- Coordenar todas actividades ligadas ao desenvolvimento e adaptação de pacotes de formação.
- Agir como Formador de Formadores (ToT), em coordenação com o INJ, capacitando os Supervisores distritais e outros técnicos selecionados para a capacitação dos facilitadores comunitários para a implementação eficaz das formações.
- Garantir que os materiais de capacitação são voltados para comunicação para mudança social e de comportamento (SBCC), com foco em saúde sexual e reprodutiva de raparigas adolescentes e mulheres jovens e que sejam culturalmente sensíveis, baseados em evidências e alinhados às políticas nacionais.
- Colaborar com equipas multidisciplinares para integrar os conteúdos de formação em programas comunitários e escolares.
- Monitorar e avaliar a qualidade das formações realizadas, propondo melhorias contínuas.
- Apoiar a sistematização de boas práticas e lições aprendidas no processo formativo.
- Garantir a coordenação com instituições governamentais e parceiros para alinhamento técnico e institucional.
- Coordenar e realizar treinamentos dos facilitadores e mentores comunitários e ações de Capacitação de Líderes Comunitários.
- Desenvolver relatórios frequentes das actividades de capacitação.
Requisitos do Trabalho
- Ter pelo menos uma licenciatura em Pedagogia, Psicologia ou Ciências da Educação.
- Ter experiência mínima de 10 anos na conceção de pacotes de formação e atuação como Formador de Formadores particularmente em programas de Comunicação de Mudança Social e de Comportamento no contexto da Saúde Sexual e Reprodutiva de Raparigas Adolescentes e Mulheres Jovens. Associação Nacional Para o Desenvolvimento Auto Sustentado
- O(a) Especialista de capacitação deve ser fluente em português e inglês.
- Ter um conhecimento profundo da realidade institucional, social e cultural de Moçambique.
- Demonstrar forte habilidades de liderança e de relações interpessoal, será uma vantagem.
- Capacidade para trabalhar sob pressão e com o mínimo de supervisão.
E-mail e documentos exigidos
Os candidatos interessados deverão submeter por e-mail nos seguintes endereços: careers@anda.org.mz CC anda.manica@gmail.com os seguintes documentos:
- Curriculum Vitae (incluindo três referências contactáveis através de nome, e-mail e telefone);
- Certificados de Habilitações Literárias;
- Certificados de Trabalho / Cartas de referência (opcional, mas, relevante);
- Bilhete de Identificação;
- NUIT;
- Carta de manifestação de interesse.
Prazo de Submissão:
Todas as candidaturas deverão ser enviadas até 15:30 minutos do dia 11 de Julho de 2025.
- Devido ao grande volume de concorrentes, serão apenas contactados os candidatos pré-seleccionados para a fase seguinte.
Aviso Legal
A ANDA- Associação Nacional para o Desenvolvimento Auto-Sustentado, não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases do processo de recrutamento e não procede por via de agentes de recrutamento e são estritamente observados os princípios de ética, Integridade e transparência.
- Qualquer tentativa de cobrança de valores monetários, por favor denuncie!