A Nitidæ é uma organização de origem francesa e o seu objetivo é de desenvolver projetos que associam a preservação do meio ambiente e o reforço das economias locais. Com uma equipe de 200 colaboradores (economistas, agrônomos, silvicultores, engenheiros dos processos energéticos, especialistas em carbono do solo), a Nitidæ implementa mais de 30 projetos em Madagáscar, Burkina Faso, Costa do Marfim e Moçambique. Nitidæ também fornece conhecimentos técnicos às empresas para melhorar o desempenho das cadeias de valor agrícolas, mitigar os impactos ambientais (preservação dos recursos naturais, eficiência energética, atividades de compensação de carbono) e estimular o desenvolvimento econômico local em conexão com as organizações de produtores.
Nitidæ desenvolve projetos de bioenergia para populações com pouco acesso às formas de energia moderna e para atores econômicos que desejam aumentar o valor agregado vinculado ao processamento local de matérias-primas. Os projetos de energia implementados pela Nitidæ têm como objetivo o desenvolvimento econômico local sustentável e ao mesmo tempo combatem o desmatamento por meio da substituição parcial ou total da energia dos combustíveis convencionais (lenha, derivados do petróleo).
Em Moçambique, a indústria da castanha de caju produz grandes quantidades de casca residual.
Este subproduto apresenta um alto conteúdo energético que poderia ser aproveitado para outros usos produtivos. A nitidæ publicou em 2023 um estudo de mercado dos subprodutos da casca que identificava os setores prioritários para a valorização da casca e suas frações (CNSL, torta). Também, algumas experiências piloto realizadas provam a viabilidade de tecnologias de conversão das cascas no seio de unidades produtivas com necessidades de aquecimento.
No quadro do programa Junt@sClima da Enabel, que tem como objetivo o apoio a soluções com potencial de impacto e de disseminação no seio da comunidade rural, o Resultado 3 é focado na melhoria do acesso à serviços energéticos limpos fora da rede elétrica. Nitidæ foi selecionada pela Enabel para implementar um projeto de promoção do uso de combustíveis alternativos, nomeadamente a casca de caju e seus derivados, e de soluções de eficiência energética fora da rede. O projeto será executado na província de Nampula, a zona com maior disponibilidade de cascas residuais.
Especificamente, trata-se de:
- Promover o uso da casca como combustível apropriado para uso produtivo, por meio de instalações piloto de dispositivos de combustão de cascas, torta (cake) ou CNSL.
- Promover apoio e conselho na valorização dos subprodutos e a eficiência energética, através de
- a partilha de experiências (nomeadamente ações inovadoras realizadas na África ocidental),
- demostrações aos atores-chave (ministérios, organizações setoriais, usuários, etc),
- capacitação de profissionais locais para estimular o surgimento de fornecedores dos equipamentos especializados necessários para uso de combustíveis alternativos e a eficiência energética no setor privado localo intervenções ou instalações piloto centradas na eficiência energética
Para permitir o desenvolvimento destas atividades a Nitidæ deseja recrutar um Assistente Técnico especializado em energia da biomassa.
Posição e Tarefas
Sob a responsabilidade hierárquica do chefe de projeto Nitidæ em Moçambique, e em coordenação com os expertos do Polo Energia (na França) e o Representante País, o Assistente Técnico bioenergia será responsável pelas seguintes atividades:
- Conduzir diagnósticos e inquéritos para identificar os atores que receberão apoio e acompanhamento na instalação de sistemas de valorização energética de combustíveis alternativos ou melhoria de eficiência energética.
- Apoiar a elaboração, a construção e a instalação dos sistemas acima referidos, em estreita coordenação com os parceiros intervenientes no projeto
- Apoiar a realização de testes de calibração, assegurar o monitoramento operacional e a medida dos rendimentos nas instalações piloto realizadas por o projeto.
- Contribuir para o desenvolvimento de estratégias logísticas e operacionais de processamento e distribuição da casca e seus subprodutos, a escala comercial.
- Otimizar as sinergias entre os diferentes parceiros e facilitar a coordenação e implementação das atividades conforme o plano de trabalho estabelecido.
- Redigir relatórios técnicos e de progresso das atividades.
- Capitalizar as experiências dos trabalhos realizados.
- Outras tarefas identificadas no seio do projeto.
Perfil do candidato
- Motivação para as missões da Nitidæ e o tema do desenvolvimento sustentável;
- Técnico superior em engenharia mecânica e energética, engenharia térmica, engenharia de processos, eletromecânica ou similar;
- Experiência de pelo menos 3 anos em cargo técnico;
- Motivação para trabalhar na valorização energética de resíduos agroindustriais;
- Boa compreensão das abordagens da Análise do Ciclo de Vida;
- Idiomas: português. O conhecimento do inglês é desejável.
Elementos pessoais necessários:
- Autonomia, capacidade de tomada de decisão e iniciativa;
- Motivação por o trabalho de terreno
- Método e rigor na condução da ação;
- Capacidade de trabalhar em equipa heterogénea em termos de perfis (trabalhadores não qualificados, quadros superiores, industriais, expatriados e investigadores, etc.);
- Capacidade de redação, de análise e de síntese,
- Vontade de apreender regularmente e pedagogia.
- Uma experiência na indústria manufatureira, e/ou nas energias renováveis será bem apreciada.
Condições:
- Reporta-se ao Chefe de projeto (Moçambique) e aos seus supervisores técnicos (com base na França).
- Para aspeitos contractuais reporta-se ao representante do Nitidæ em Moçambique
- Status: contrato a prazo determinado de 6 meses, renovável
- Início desejado: logo que o projeto vai começar (início esperado em Setembro 2025)
- Remuneração: de acordo com perfil e experiência;
- Lugar de trabalho: baseado na província de Nampula com possíveis viagens em Maputo.
Para candidatar:
Carta de apresentação e CV até ao dia de 3 de agosto de 2025 por e-mail para: rh.mocambique@nitidae.org com a referência “Assistente Técnico energia e processos”.
Os candidatos aprovados serão convidados para uma entrevista para a segunda fase de seleção.
Sem uma resposta de nossa parte dentro de 2 semanas após o término do prazo de candidatura, poderá considerar sua inscrição malsucedida
0 Comentários